O planejamento para uma boa redação será o tema da 4ª videoaula do TN no Enem, projeto multiplataforma do Sistema Tribuna de Comunicação com apoio do CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Grau Técnico e Uninassau. A aula com o professor Antônio Carlos será divulgada nesta quinta-feira (21), a partir das 9h. Para a próxima terça-feira (26) está programada uma aula integrada, na qual os professores de História, Jefferson Heitor, e Química, Ilton Martins, abordarão o tema bomba atômica. A ideia do programa é oferecer capacitação gratuita e de qualidade para estudantes que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto começou no último dia 5 de novembro e, neste ano, se estenderá até fevereiro para acompanhar toda a trajetória dos alunos, desde a fase de estudos, passando pela preparação nos dias de prova, até a orientação pedagógica para ingresso nas instituições de ensino. Em 2023, o Enem teve 100.702 inscritos no RN, 16,5%  a mais que no ano passado.

Aula de planejamento para uma boa redação será ministrada pelo professor Antônio Carlos

Até o momento foram ao ar três videoaulas, sendo duas sobre ciências da natureza e suas tecnologias, um dos cadernos mais diversificados do exame, com questões de química, física e biologia, além de outra referente às ciências humanas. A primeira aula abordou efeitos luminosos, com o professor Sales Germano. Depois, o professor André Viana trouxe para o TN no Enem uma aula sobre a fisiologia do sistema cardiovascular. Por último, foi a vez do historiador Andrey Fernandes apresentar uma videoaula sobre Roma Antiga.

Ao todo, serão cerca de 50 vídeos até fevereiro do ano que vem, veiculados nas plataformas do Sistema Tribuna, sempre nas terças e quintas. A coordenadora pedagógica do CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Karoline Leite, diz que a iniciativa é uma das mais importantes ações sociais da instituição. “Oportunizar para que outros estudantes possam ter acesso a essas aulas, que são construídas com muito zelo, com muito cuidado, aulas de excelência para outros estudantes em diversas localidades, é um privilégio enorme. É uma função social da instituição”, diz.

Formato

O TN no Enem 2023 vai oferecer aos estudantes do Rio Grande do Norte conteúdos que foram divididos em três fases: antes, durante e depois da aplicação do exame. A primeira fase será focada em videoaulas explicativas de assuntos das disciplinas do Enem, além de aulas experimentais no ambiente prático, ministradas por profissionais de três das instituições de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Norte: CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Grau Técnico e Uninassau.

A segunda etapa é voltada para a cobertura jornalística no dia da prova, enquanto que a terceira fase será direcionada para a orientação pedagógica, incluindo a entrada na instituição de ensino. Aluênia Alves, gestora comercial da TN, destaca que o projeto tem o papel de fornecer conteúdo educacional de excelência gratuitamente.

“O TN no Enem oferece um recurso importante para aqueles que não têm acesso à educação formal, seja devido a limitações econômicas ou outras barreiras. Esse ano inovamos ainda mais com os cursos técnicos, que têm como foco o ensino de habilidades práticas e conhecimentos específicos que são altamente relevantes para o mercado de trabalho”, comenta.

As plataformas do Sistema Tribuna de Comunicação são compostas pelo Portal de Notícias, Redes Sociais e TN Play, além da Rádio Jovem Pan News e jornal impresso. Líder em acesso direcionado às principais pautas jornalísticas do Rio Grande do Norte, o Sistema Tribuna de Comunicação inova mais uma vez com este projeto que deve movimentar os mais de 100 mil inscritos no estado para o Enem 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *