A edição do projeto TN no Enem 2023 terá uma mostra de profissões, em parceria com a Uninassau, uma das principais universidades privadas do Rio Grande do Norte e do Brasil. Durante a feira, os estudantes terão a oportunidade de conhecer cursos da graduação, características e as realidades no mercado de trabalho de cada profissão. Essa é mais uma novidade do projeto TN no Enem 2023, que se estenderá até fevereiro para acompanhar toda a trajetória dos alunos, desde a fase de estudos, passando pela preparação nos dias de prova, até a orientação pedagógica para ingresso nas instituições de ensino.

Reitor lembra que a preparação é primordial para se obter uma boa nota (Foto: Alex Régis)

Durante a feira, com data ainda a ser definida, a Uninassau irá selecionar profissionais para irem até uma instituição de ensino médio para apresentações para os alunos formandos. O objetivo é auxiliar os pré-universitários em suas escolhas, oferecendo informações valiosas sobre as carreiras disponíveis. Além da feira, a parceria com a Uninassau terá oito episódios somente com dicas de profissões e escolha de carreiras.

A Uninassau também vai entrar com profissionais nos episódios do Vem de Enem 2023, com conteúdos como dicas de profissionais sobre a preparação para a prova, através de dicas para estudo, profissão e orientações do corpo pedagógico da instituição que serão veiculados através de vídeos no TN Play, Tribuna do Norte impresso e portal, redes sociais e rádio Jovem Pan News Natal.

“Essa parceria da Uninassau com a TN traz conteúdo de ponta, a apresentação de uma instituição de ensino superior do Estado que está em franca ascensão e vem se destacando muito pela qualidade e projeto acadêmico robusto, então apresenta essa opção para o aluno, além de fazer com que esse estudante tenha mais possibilidades de escolha. Hoje estamos num mercado de trabalho o qual temos uma conjuntura diferente de outras épocas, quando haviam poucas opções”, explica o reitor da Uninassau, André Lemos. 

Com 20 anos de história, a Uninassau no Rio Grande do Norte possui uma série de cursos de graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento. Nos cursos presenciais, a grade conta com Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Biomedicina, Pedagogia, Gastronomia, Odontologia, Medicina Veterinária, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Psicologia, Direito, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Marketing. 

O reitor da Uninassau, André Lemos, lembra que a preparação é primordial para se obter uma boa nota no Enem 2023. “O estudo sempre virá em primeiro lugar. Não há nenhuma dica de nenhuma pessoa que supere isso. Estudar é importante e fundamental. O aluno preparado terá mais chances de entrar. O segundo ponto é ter tranquilidade. As pessoas às vezes têm domínio de conteúdo e na hora da prova acabam se atrapalhando por questões emocionais, ficando nervosas, às vezes cometendo excessos na véspera das provas. Tudo isso pode prejudicar”, aponta. 

TN no Enem

A partir deste mês, até novembro, o TN no Enem 2023 vai oferecer aos estudantes do Rio Grande do Norte conteúdos que foram divididos em três fases: antes, durante e depois da aplicação do exame. A primeira fase será focada em videoaulas explicativas de assuntos das disciplinas do Enem, além de aulas experimentais no ambiente prático, ministradas por profissionais de três das instituições de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Norte: CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Grau Técnico e Uninassau. 

“Será um conteúdo de qualidade, acessível, que fica disponível 24h para o estudante assistir na hora que ele precisar, dando flexibilidade para o aluno. Esse é o grande diferencial”, acrescenta o reitor da Uninassau, André Lemos. 

A segunda fase será relativa a dicas de profissões, com vídeos nas redes sociais do Sistema Tribuna de Comunicação, bem como flashs ao vivo dentro da programação da Jovem Pan News Natal. Por fim, a terceira fase terá  cobertura dos resultados do ENEM 2023 e as dicas sobre o ProUni e FIES, além da tour universitária, com dicas e orientações aos novos universitários. 

3,9 milhões de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 está se aproximando, e milhões de estudantes em todo o país estão se preparando para enfrentar um dos maiores desafios educacionais do Brasil. Com datas marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, o exame continua sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior e é aguardado com grande expectativa pelos estudantes. O Enem 2023 conta com 3,9 milhões de estudantes inscritos, de acordo com o Governo Federal. No RN, 100 mil candidatos farão a prova.

Analisando as tendências dos anos anteriores, as provas do Enem têm abordado uma variedade de temas relevantes, buscando avaliar não apenas o conhecimento dos alunos, mas também suas habilidades de raciocínio lógico, interpretação e capacidade de análise crítica. A prova é dividida em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *