Apresentar aos estudantes do Ensino Médio um pouco da vivência acadêmica e oferecer apontamentos sobre o futuro em um momento crucial para os adolescentes: a escolha da carreira profissional. Este é o objetivo da Mostra Profissional realizada pela Uninassau no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Nova Parnamirim. O evento ocorreu em parceria com a TRIBUNA DO NORTE, no escopo do projeto TN no Enem 2023. Coordenadores de 10 cursos da universidade apresentaram aos alunos informações sobre carreira, possibilidades de atuação e de inserção no mercado de trabalho, alem de indicar como é a formação acadêmica em cada área no âmbito da Uninassau.

A mostra contou com a apresentação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Pedagogia. “A ideia é apresentar aos alunos o funcionamento do curso, como é a inserção no mercado de trabalho, a vivência acadêmica e qual a importância do Ensino Superior para a vida. Estamos fazendo essa apresentação prévia para mostrar como é a interessante a vivência dos cursos”, explica Havilla Trindade, coordenadora de Marketing da Uninassau.

“A intenção é mostrar nossos diferenciais, trazer os estudantes para perto da nossa universidade e tirar dúvidas sobre a escolha da profissão”, complementou. As turmas compareceram em peso para o evento. Felipe Fernandes, de 17 anos, está no 2º ano do Ensino Médio, mas disse já ter escolhido qual carreira seguir. Influenciado pela profissão do pai, ele avalia ser de extrema importância ter uma interação com os profissionais da área para, de fato, decidir sobre qual curso escolher.

Felipe Fernandes busca interação na área que quer atuar: a Medicina – Foto: Magnus Nascimento

“Quero fazer Medicina, carreira que tenho vontade de seguir graças à Odontologia, a profissão do meu pai, que sempre foi um pilar para mim. Isso me direciona hoje em relação ao meu futuro profissional. Ter o contato com alguém da área importante para quem ainda está indeciso ou perdido. A experiência sempre pode influenciar em cada escolha”, afirmou o estudante.

Para Maria Luiza Morais, que também é aluna do 2° ano do Salesiano Dom Bosco, a mostra é fundamental para ajudar os estudantes a definirem o futuro profissional. “Quero ser nutróloga. Embora minha família seja basicamente do Direito, eu sempre tive contato com a área médica, então, comecei a pesquisar e me identifiquei com a Nutrologia. Mas, ao contrário de mim, vários colegas reclamam que sofrem pressão e ainda não sabem o que fazer”, comenta a estudante.

Alunos recebem orientações e tiram dúvidas sobre as carreiras – Foto: Magnus Nascimento

“Então, realmente é muito importante a escola se mobilizar para fazer a mostra, porque acaba abrindo a visão dos alunos que ainda não sabem qual carreira seguir”, complementa Maria Luiza. A Mostra de Profissões ocorreu na última sexta-feira (20), em dois horários: das 9h às 11 e das 14h às 16h.

Mais segurança para a escolha profissional

Definir a carreira em uma fase tão precoce da vida não é tarefas das mais fáceis. As dúvidas sobre se a escolha vai atender aos objetivos de vida, se o curso vai ser interessante, se há habilidades para desempenhar determinada profissão, estão entre os questionamentos mais constantes para quem está nesse processo de tomada de decisões. Havilla Trindade, coordenadora de Marketing da Uninassau, explica que, nesse sentido, a mostra é um diferencial, porque aproxima profissionais especializados dos estudantes.

“Essa proximidade ocorre em ações como esta, mas também nas nossas atividades na universidade. Há um estreitamento de laços e ele é muito importante, uma vez que nossos coordenadores são profissionais qualificados – mestres e doutores – para, de fato, levar aos alunos a importância da formação acadêmica”, destaca. A coordenadora do curso de Direito da Uninassau, Miriam Ludmila, reforça a importância dessa qualificação e orienta que ela deve seguir as mudanças impostas na sociedade.

“A maioria das dúvidas dos alunos é em relação ao mercado. Eles querem saber se ainda há vagas, uma vez que há muito advogados no País. Eu pontuo que, apesar disso, há vagas sim, porque nós estamos carentes de profissionais qualificados. Esta é uma preocupação da Uninassau: formar profissionais de boa qualidade, que é uma lacuna do mercado. Se o aluno se especializa, se sabe aonde quer chegar, ele tem uma posição garantida”, indica.

Ludmila explica que o leque de possibilidades de atuação é vasto, justamente em razão das alterações sociais registradas nos últimos anos. “O curso de Direito disponibiliza várias áreas e, quanto mais a sociedade se moderniza, mais oportunidades aparecem. Agora temos o direito cibernético, o digital, da saúde e tantos outros. Cabe ao profissional se atualizar”, diz. Ana Elizabeth Alves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia, também ressalta a importância de estar sempre de olho no mercado.

“É interessante entender que a gente vive numa cidade bastante turística e, onde tem turismo, tem um ramo de alimentação muito amplo”, sublinha. Segundo ela, buscar informações sobre a carreira a seguir é o primeiro passo para reduzir incertezas. “É preciso conversar com profissionais da área e fazer pesquisas. Então, essa mostra ajuda a trazer mais segurança na hora de escolher a profissão”, orienta Alves, ao apontar algumas pistas sobre os cursos de Gastronomia e Nutrição.

“Para Gastronomia, a pessoa tem que gostar do ramo de alimentação, porque o gastrólogo vai ser um chef de cozinha. Ele pode trabalhar tanto na parte de consultoria como administrando a cozinha ou abrindo um restaurante. É um curso rápido (grau tecnólogo, de dois anos) e bem interessante, com muitas práticas. Já a Nutrição está mais direcionada a quem gosta de cuidar, porque alimento é amor. E o nutricionista vem entrando na parte de restaurante também, o que é muito bacana”, afirma.

A supervisora pedagógica das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio do Salesiano Dom Bosco, Daniele Gonçalves, revela que a escola já desenvolve um trabalho com os alunos no sentido de auxiliá-los nas escolhas profissionais. Ela pontua, contudo, que momentos como a mostra são primordiais para quem ainda está em dúvida. “Às vezes, os alunos vêm com foco em uma profissão e descobrem que não era bem o que eles pensavam, então, aqui dá para entender um pouco sobre habilidades e aptidões”, ressalta.

O Salesiano trabalha com a preparação da escolha profissioal desde o 9º ano e comenta que a escola atua em conformidade com o novo Ensino Médio. “Além da mostra, a gente trabalha o Projeto de Vida, no novo Ensino Médio, com a oferta de disciplinas eletivas, que perpassam as quatro áreas do conhecimento. Na 2ª série tem as trilhas de aprofundamento, onde eles vão esquadrinhar aquilo que estão decididos a fazer”, diz Daniele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *